Quem são seus ouvintes?

 

Quem são seus ouvintes?

Parece uma pergunta fácil de responder, mas nem todo produtor de podcast consegue responder quem é o seu ouvinte. Fizemos esta pergunta em nosso twitter e em nosso Instagram e poucas pessoas responderam dizendo que sabiam quem eram seus ouvintes, outras nem se deram o trabalho de responder porque acreditamos que elas não saibam responder essa pergunta.

Antes de aprofundar sobre isso é importante a gente pensar sobre o que é expectativa e o que é a realidade da sua audiência. 

  • Expectativa de audiência: É aquilo que nós pensamos que é a nossa audiência, a persona;
  • Realidade de audiência: São as pessoas que realmente ouvem nosso conteúdo;

Saber quem nos ouve é essencial para direcionar a produção do nosso conteúdo independente de qual seja o formato do seu podcast ( Solo, bate papo entre amigos, entrevista, documentário, news, storytelling,  etc). 

Interagindo em nossas redes, principalmente pelo twitter pelas respostas que tivemos, muitos não conhecem ou parecem não se importar com quem ouve de verdade seu podcast e isso é um problema porque nossos ouvintes são o que temos de mais valor, é por eles que produzimos podcast e a satisfação deles é o que vai levar o podcast a crescer e também motivar a continuidade e a existência do podcast.

É Hipocrisia pensar que não importa a opinião dos nossos ouvintes, que fazemos o podcast para o nosso próprio bem estar. Fazemos conteúdo porque queremos ser ouvidos e cada ouvinte é único e especial.

Por isso se você não conhece sua real audiência vamos deixar algumas sugestões sobre isso aqui:

  • Incentive a participação nas redes sociais: Utilize suas redes para abrir canal de comunicação com eles;
  • Abra sempre uma espécie de caixa de sugestões para ouvir feedbacks ( E-mails, Messenger das redes sociais, Whatsapp ou site)
  • Promova Lives e interaja com eles;
  • Ouça sua audiência;

Essa são algumas sugestões de ações que você pode ter para conhecer melhor sua audiência e interagir com elas. Veja qual a melhor para o seu público.

Todo conteúdo que fazemos é baseado em minhas experiências com clientes, ouvintes e interações nas redes sociais para mostrar qual é a realidade verdadeira da produção de conteúdo em podcast.

 

Deixe uma resposta